LAMCE - Núcleo de Modelagem Ambiental (NUMA)

O Núcleo de Modelagem Ambiental (NUMA) reúne os esforços de três laboratórios da UFRJ: Laboratório de Modelagem de Processos Marinhos e Atmosféricos (LAMMA), situado no Departamento de Meteorologia, o Laboratório de Sensoriamento Remoto por Radar Aplicado à Indústria do Petróleo (LabSAR), situado na COPPE e o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE) também situado na COPPE.

O NUMA possui ampla experiência e formação na área de modelagem computacional de fluidos geofísicos (atmosfera e oceano). Há alguns anos modelos computacionais oceânicos e atmosféricos vem sendo implementados e executados em diferentes plataformas computacionais no âmbito de projetos interinstitucionais acadêmicos e governamentais, em projetos com empresas associadas à Indústria do Petróleo e na formação acadêmica e profissional com o desenvolvimento de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Tais modelos são aplicados para a representação de escoamentos oceânicos e atmosféricos em diferentes escalas espaciais e temporais, abrangendo desde a escala global até a regional visando estudos climáticos e aplicações operacionais.

Além da área de pesquisa descrita o NUMA vem desenvolvendo linhas de pesquisa nas áreas de modelagem de dispersão de óleo no mar, sensoriamento remoto e análise de dados oceanográficos e meteorológicos.