LAMCE - Núcleo de Modelagem Ambiental (NUMA)

Coari receberá a primeira estação meteorológica instalada pela área de Modelagem Ambiental do Piatam

Coari receberá a primeira estação meteorológica instalada pela área de Modelagem Ambiental do Piatam

Para coletar informações meteorológicas como velocidade do vento, temperatura do ar, pluviosidade e umidade, necessárias às pesquisas desenvolvidas pelo Piatam, a equipe de Modelagem Ambiental do projeto vai instalar uma estação meteorológica no Terminal de Petroleiros da Petrobras no rio Solimões (TESOL), em Coari. O projeto visa à implantação de uma rede de estações ao longo do trecho fluvial Coari-Manaus que possa gerar dados hidrometeorológicos para o correto entendimento das dinâmicas atmosférica e hidrológica na região.

Por já possuir infra-estrutura adequada e pela viabilidade logística, fundamentais na coleta de informações pelos equipamentos, o TESOL Coari receberá a primeira estação, dotada de sensores que medirão significativamente as características hidrometeorológicas da região. Com os dados, a equipe de Modelagem poderá compor um mapa tridimensional da área estudada pelo projeto Piatam.

No último dia 10 de outubro, a equipe de Modelagem esteve no TESOL para conhecer o local e escolher a área onde o equipamento poderá ser instalado. Formada por Mariana Palagano, Ricardo Marcelo da Silva, Luiz Paulo Assad e Blenda Saraiva, a equipe conversou com técnicos da brigada de incêndio do TESOL que indicaram os pontos potenciais, de acordo com as normas de segurança do local e necessidades e objetivos do projeto.

O coordenador da área de Dinâmica Fluvial, que atualmente assume de forma interina a Modelagem Ambiental, Naziano Filizola, e que está responsável pelo projeto da estação meteorológica, explica que os dados obtidos serão usados na construção de modelos computacionais que possibilitem entender o comportamento do rio.

– Todos os esforços da área de pesquisa estão voltados para modelar o funcionamento hidrológico tanto da calha do Solimões e do Urucu quanto das áreas das regiões de várzea, a fim de colocá-los dentro de um modelo de dinâmica fluvial, explicou Naziano.

A intenção dos pesquisadores é instrumentar a bacia de Urucu e do Solimões, no trecho de Coari até Manaus, quanto à hidrometeorologia, monitorando-as por uma equipe de técnicos em Manaus que possa realizar intervenções, quando necessário, num prazo máximo de 48 horas. O Centro de Excelência Ambiental da Petrobras na Amazônia (Ceap Amazônia) será o ponto de abrigo da célula de monitoramento hidrometeorológico.

– Na região já existe um monitoramento que é realizado por uma rede nacional na qual iremos nos apoiar, adensando-a de acordo com as necessidades do Piatam e da Petrobras, complementa Naziano.

O processo de implantação da primeira estação deverá ser concluído até dezembro de 2007 e, a partir dos dados preliminares, obtidos pelas campanhas de campo e avaliação, serão definidas áreas para a instalação de novas estações que irão compor a rede meteorológica do Piatam.

Ana Paula Gioia, 31/10/2007