LAMCE - Núcleo de Modelagem Ambiental (NUMA)

Área de Modelagem conclui instalações da primeira estação Hidrometeorológica do Piatam

Área de Modelagem conclui instalações da primeira estação Hidrometeorológica do Piatam

A área de Modelagem concluiu no início de novembro a instalação da primeira estação hidrometeorológica do Piatam. Durante dez dias, os pesquisadores Fábio Hochleitner, Mariana Palagano, Ricardo Marcelo da Silva e Bárbara Lewis, estiveram no Terminal Aquaviário da Petrobras em Coari (TA-Coari), local onde ficam os equipamentos, para finalizar o trabalho de montagem do sensor ambiental que vai informar dados em tempo real sobre o nível e a precipitação do rio Solimões. O grupo de pesquisadores do Piatam, para desenvolver as atividades, contou com o apoio da Coordenação e Supervisão do TA, representada por Eliseu Gomes Bandeira, responsável geral pelo terminal, e pelo Sr. Di Stefano e Sr. Valberto. O TA-Coari, estrategicamente, abriga a instalação por possuir a infra-estrutura adequada e a viabilidade logística necessária para coleta das informações.

Segundo a pesquisadora Mariana Palagano, a instalação do sensor de nível do rio foi realizada no momento mais oportuno, no período de seca máxima do rio, entre final de outubro e começo de novembro:

- O sensor deve permanecer submerso durante todo o tempo para uma correta medição da variável. Assim, nesta época, foi possível fixá-lo abaixo do nível do rio, garantindo, desse modo, o correto funcionamento do sensor durante todo o ciclo hidrológico.

A cada hora, os dados são depositados no datalogger, espécie de pequeno computador munido de memória interna para armazenamento dos dados e programação dos sensores da estação e transmitidas de hora em hora via Satélite de Coleta de Dados (SCD1). A equipe de Modelagem tem acesso a estes dados brutos via Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e os disponibiliza, na forma de gráficos, na página do grupo na internet. Os dados brutos da estação poderão ser acessados, em breve, por todos os pesquisadores do projeto através do Banco de Dados Integrados (BDI).

A estação já opera parcialmente desde março coletando dados de direção e intensidade do vento, temperatura do ar, umidade relativa e pressão atmosférica. As informações geradas permitem que sejam construídos modelos atmosféricos, hidrodinâmicos e de dispersão de óleo para o rio Solimões. Para o TA-Coari, os dados vão dar condições também de aperfeiçoar o transporte por via fluvial, como a atracação das embarcações, e pousos e decolagens de helicópteros.

Os pesquisadores de Modelagem estudam a implantação de uma rede de estações ao longo do trecho fluvial Coari-Manaus que possa gerar dados hidrometeorológicos para o correto entendimento das dinâmicas atmosférica e hidrológica da região.

- Até o momento, o que podemos garantir é a implantação de mais uma estação como a do TA-Coari, que provavelmente será instalada na comunidade de Lauro Sodré (no município de Coari), finalizou Palagona.

Cleidimar Pedroso, 04/12/2008