LAMCE - Núcleo de Modelagem Ambiental (NUMA)

Projetos em Andamento

Sistema de Observação Oceânica para a Bacia de Santos - Projeto AZUL

O Projeto Sistema de Observação Oceânica para a Bacia de Santos também conhecido como Projeto AZUL teve início no final do mês de Julho de 2012. Dentre algumas metas e contribuições específicas o projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de um sistema de observação oceânica para a região da Bacia de Santos baseado na aplicação de técnicas de modelagem computacional oceânica e aquisição de dados oceanográficos em tempo real na região de interesse. Tais dados serão adquiridos a partir de um inédito programa de coletas a ser aplicado de forma contínua e sistemática na bacia de Santos com o uso de sensores locais (derivadores, flutuadores e gliders) e sensores remotos a bordo de plataformas orbitais.

Veja abaixo as previsões:

Baia Viva - Plataforma Integrada de Monitoramento e Observação Meteo-Oceanográfica para a Baía De Guanabara

O projeto Baía Viva tem como foco o desenvolvimento e a implementação de uma plataforma digital operacional para o fornecimento de informações ambientais, sociais e econômicas na região da Baía de Guanabara e seu entorno. As informações diagnósticas e prognósticas geradas são oriundas de diferentes fontes, como: bases de dados históricos, plataformas de coletas de dados e modelos computacionais numéricos.

A plataforma digital é aberta ao público permitindo, tanto a visualização como a aquisição de informações relevantes para diferentes segmentos da sociedade que utilizem a região da Baía de Guanabara e seu entorno. Dessa forma, pretende-se atender demandas em diferentes setores como: meio ambiente, mobilidade, saúde, lazer, educação e outros buscando alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Conheça um pouco mais sobre o Projeto Baia Viva: